Filmes

Abaixo segue sugestão de uma lista de filmes e documentários que tem como tema central o mundo financeiro


Inside Job – A Verdade da Crise

Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, “Inside Job – A Verdade da Crise”, mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo ator Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise econômica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 trilhões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.

Indicado ao Oscar como melhor documentário e conduzido pelo diretor Charles Ferguson, “Inside Job” (Trabalho Interno) é mais um filme que retrata os lados obscuros de Wall Street. Narrado por Matt Damon, o documentário revela verdades incômodas da pior crise já vista desde 1929.

“Se você não ficar revoltado ao final do filme, você não estava prestando atenção”, diz uma das frases promocionais do documentário. A revolta é clara: a principal economia do mundo mergulhou em uma forte crise, levando consigo diversas nações.

Os causadores de tudo isso já voltaram a dar “conselhos” para governos e sociedades. Ou seja, permanecem dando as cartas na mesa. Algumas das mais novas vítimas são gregos, irlandeses, espanhóis, portugueses e outros povos europeus que estão sendo “convidados” a “aceitar a ajuda do FMI”. E quem será o próximo?

Curiosidades

Do total de entrevistados que participaram do filme, 18 negaram a conceder entrevista para o diretor Charles Ferguso, incluindo Alan Greenspan (ex-presidente do Federal Reserve), Ben Bernanke (atual presidente do Federal Reserve) e Timothy Geithner, atual secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

Título original: (Inside Job)

Lançamento: 2010 (EUA)

Direção: Charles Ferguson

Atores: Matt Damon, William Ackman, Daniel Alpert, Jonathan Alpert.

Duração: 120 min

Gênero: Documentário

 


Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme

Após cumprir pena por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) deixa a prisão. Impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele dedica seu tempo a realizar palestras e a escrever um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados. Um dia, após uma das palestras, ele é abordado por Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street. Ele vive com Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko que não fala mais com ele, e usa esta proximidade para conseguir sua atenção. Jacob quer conselhos sobre como agir com Bretton James (James Brolin), um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), tivesse que vender sua tradicional empresa por uma ninharia. Gekko decide ajudá-lo, pedindo em troca que Jacob o ajude a se reaproximar de Winnie.

Título original: (Wall Street – Money Never Sleeps)

Lançamento: 2010 (EUA)

Direção: Oliver Stone

Atores: Shia LaBeouf, Carey Mulligan, Charlie Sheen, Michael Douglas.

Duração: 127 min

Gênero: Drama

 


O Dia Antes do Fim

A trama envolve funcionários de uma empresa de investimento durante um período de 24 horas, na fase inicial da crise financeira de 2008. Quando o analista de operações Peter Sullivan acessa informações que podem revelar a queda da empresa, uma montanha russa de decisões financeiras e morais empurra a vida de todos os envolvidos para a beira de um desastre. “Seja o primeiro. Seja o mais inteligente. Ou  trapaceie”, diz John Tuld aos seus funcionários, no auge da crise. Infeliz de uma geração que pode ser resumida por esses três avisos. Por isso mesmo, Margin Call é um filme oportuno, que deve ser visto e compreendido como um recado para uma sociedade que se julga sem limites, acima do bem e do mal, e que vê no dinheiro um fim em si mesmo. Ainda dá tempo de mudar.

Título Original: Margin Call

Elenco: Kevin Spacey, Demi Moore, Jeremy Irons, Stanley Tucci, Zachary Quinto, Penn Badgley, Paul Bettany, Simon Baker.

Gênero: Suspense
Duração: 109 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: J.C. Chandor
Roteiro: J.C. Chandor
Distribuidora: Paris Filmes
Ano: 2011


 A Grande Virada

O filme retrata traumas da crise financeira de 2008 mostrando o impacto que a demissão de uma empresa pode causar na vida de três homens e como isso afeta sua família e a comunidade. Bobby Walker (Ben Affleck) não tem o que reclamar da vida. Tem uma bela família, um bom emprego e um deslumbrante Porsche na garagem. O que ele não esperava era que, devido a uma política de redução de pessoal, fosse demitido. Phil Woodward (Chris Coioper) e Gene McClary (Tommy Lee Jones), seus colegas de trabalho, passam pela mesma situação. A mudança faz com que o trio tenha que redefinir suas vidas, como maridos e pais de família.

Título original: (The Company Men)

Lançamento: 2011 (EUA)

Direção: John Wells

Atores: Ben Affleck, Tommy Lee Jones, Chris Cooper, Maria Bello.

Duração: 109 min

Gênero: Drama

 


Enron – Os mais espertos da sala – Fraudes made in USA

Documentário recomendado para todos os que se interessam pelo mercado financeiro. Baseado no best-seller de mesmo nome, Enron – Os Mais Espertos da Sala é um estudo sobre um dos maiores escândalos econômicos dos EUA. O filme, indicado ao Oscar de melhor documentário, analisa um dos maiores desastres corporativos da história, no qual os chefes executivos da sétima maior empresa do país fugiram com mais de um bilhão de dólares, deixando os investidores e funcionários sem nada, através de depoimentos internos e gravações de som e imagem, o filme revela o drama humano que se desenrola entre as paredes da Enron, modelando a economia e o código de ética americano por muitos e muitos anos.

O caso da Enron ilustra de forma cabal o que acontece quando o cinismo, a arrogância, a ganância e a manipulação da informação juntam-se sem qualquer limite e controle externo. Apostando no que existe de mais agressivo em termos de marketing e relações públicas, seus executivos conseguiram elevar os preços das ações da empresa a níveis estratosféricos sem que houvesse lastro real na contabilidade. Isso se deu por meio da qual projetavam lucros exorbitantes a partir do fechamento de transações que nem ainda haviam sido completadas, entre outras práticas simplesmente ilegais.

E, mesmo cientes da fragilidade e irracionalidade dos seus negócios, os executivos da Enron continuavam a propagar a solidez da empresa aos quatro ventos e estimulavam a compra das suas ações inclusive entre seus funcionários que investiram nelas seus preciosos fundos de pensão. Um das coisas que mais chama a atenção nessa história absurda é a maneira como a mídia e os analistas financeiros aceitavam e festejavam o “sucesso” da empresa sem levantar uma questão sequer a respeito desse verdadeiro milagre econômico.

Enron – Os mais espertos na sala

(Eron: The smartest guys in the room)

País/Ano de produção: EUA, 2005

Duração/Gênero: 109 min., Documentário

Direção de Alex Gibney

Roteiro de Alex Gibney, baseado em livro de Bethany McLean e Peter Elkind

Elenco: Peter Coyote (Narrador), John Beard, Jim Chanos, Carol Coale, Gray Davis, Joseph Dunn, Reggie Dees II, Max Ebert, Peter Elkind, Andrew Fastow, Ken Lay.

 


Zeitgeist, o Filme (Zeitgeist, the Movie)

É um filme de 2007 produzido por Peter Joseph, aborda temas como Cristianismo, ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve). Ele foi lançado online livremente via Google Video em Junho de 2007. Mitologia romana: seria Jesus Cristo uma criação inspirada em lendas e histórias egípcias, indianas e persas? Segundo “Zeitgeist, o Filme”, talvez.

Em 2 de outubro de 2008 foi lançado um segundo filme, continuação do primeiro, chamado Zeitgeist: Addendum, no qual se tratam temas como a globalização, a manipulação do homem pelas grandes corporações e instituições financeiras, e aborda a atual insustentabilidade material e moral da humanidade, apresentando o Projeto Vênus como solução para o problema.

O filme é estruturado em três seções:

  • Primeira parte: “The Greatest Story Ever Told” (“A maior história já contada”) – Aos 13 min
  • Segunda parte: “All The World’s A Stage” (“O mundo inteiro é um palco”) – Aos 40 min
  • Terceira parte: “Don’t Mind The Men Behind The Curtain” (“Não se importem com os homens atrás da cortina”)- À 1 h 14 min*


The Secret of Oz, dirigido por Bill Still

O documentário “The Secret of Oz” (O segredo de Oz) tem o objetivo de explicar como os simbolismos econômicos presentes no livro de L. Frank Baum, “O Mágico de Oz”, são a chave para resolver a atual crise econômica. O que está acontecendo com a economia mundial? O falho modelo de endividamento que os Estados Unidos e a maior parte do mundo está escravizado.

No meio acadêmico, o livro escrito em 1900 é conhecido pelos poderosos símbolos de reforma monetária que carrega – núcleo do movimento populista de 1896 e 1900 do presidente democrata William Jennings Bryan.

O diretor Bill Still aproveita a familiaridade do público com os símbolos do livro para fazer de sua explicação uma arma poderosa contra os inimigos modernos. Para o diretor a economia mundial está fadada a espiral descendente até fazer 2 coisas:

1. Proibir empréstimos dos governos;

2. Banir o Sistema de reservas fracionárias que é a prática pela qual os bancos retêm apenas uma parte do depósito dos seus clientes prontamente disponível como reservas (em moeda ou depósitos no banco central ) para satisfazer as exigências de pagamento. O restante dos fundos de depósitos do cliente são usados ​​para financiar investimentos ou empréstimos que o banco faz para outros clientes. Os bancos só deveriam ser autorizados a emprestar dinheiro que eles realmente têm.

Bill ainda fez também em 1995! filme de abrir os olhos “The Money Masters”

 

 

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe uma resposta