O fundo de pensão global do governo norueguês ultrapassou as 5 trilhões de coroas norueguesas

O fundo de pensão global do governo norueguês ultrapassou as 5 trilhões de coroas norueguesas desde o início de 2014, como o país tem cerca de 5 milhões de habitantes, isso significa que se o fundo fosse dividido igualmente entre os noruegueses, cada um ficaria com mais de 1 milhão de coroas norueguesas ou aproximadamente 163 mil dólares americanos.

No site do banco central da Noruega, http://www.norges-bank.no/en/, monitora em tempo real o valor do fundo no canto direito.

market_value_habitant

Global Government Pension Fund ou Fundo de Pensão Global do Governo

Ele é o maior investimento do Norges Bank Investment Management (NBIM). O fundo foi criado em 1990 como uma ferramenta de política fiscal para apoiar a gestão a longo prazo das receitas petrolíferas da Noruega.

O NBIM gere o fundo em nome do Ministério das Finanças , que possui o fundo em nome do povo norueguês . O ministério determina a estratégia de investimento do fundo, seguindo o conselho de entre outros do NBIM e debates no Parlamento.

O ministério transfere regularmente receitas do petróleo para o fundo. O capital é investido no exterior, para evitar o superaquecimento da economia norueguesa e para protegê-lo dos efeitos das flutuações do preço do petróleo. O fundo investe em mercados de ações e de renda fixa internacional e imobiliário. O objetivo é ter uma mistura diversificada de investimentos que vai dar o maior retorno ajustado ao risco possível dentro das orientações definidas pelo ministério.

market_value_forecast

Nenhum pagamento de pensão

O fundo foi criado para dar espaço ao governo para manobras na política fiscal. Ele também serve como uma ferramenta para gerenciar os desafios financeiros do envelhecimento da população e uma queda esperada na receita do petróleo. O fundo foi projetada para ser investido a longo prazo, mas de uma forma que tornou possível a desenhar-se quando necessário.

O fundo foi chamado Fundo Petrolífero até 2006, quando foi rebatizado. A mudança destacou o papel do fundo na economia de receitas do governo para financiar um aumento esperado em custos futuros de pensões públicas. Apesar do nome, o fundo não tem responsabilidades formais de pensão. Nenhuma decisão política tem sido feito a respeito de quando o fundo pode ser usado para cobrir os custos das futuras pensões.

 

Instrumento de política fiscal

O fundo é parte integrante do orçamento anual do governo. Sua entrada de capital consiste governo todas as receitas do petróleo, as transações financeiras líquidas relacionadas às atividades de petróleo, líquido de o que é gasto para equilibrar o déficit orçamentário não-petrolífero do estado.

Isto significa que o fundo é totalmente integrado com o orçamento do Estado. A política fiscal é baseada na diretriz que ao longo do tempo o déficit orçamentário não-petrolífero estrutural deve corresponder ao retorno real do fundo, estimado em 4% ao ano. Estima-se que o fundo detenha 1,25% do valor de mercado de todas as companhias do mundo.

Holdings-list-equity-market

O país tem desemprego em torno de 3% e o maior índice de desenvolvimento humano do mundo.


Tags: ,

Deixe uma resposta