O custo de manter o dinheiro em papel moeda nos EUA é estimado em US$ 200 bilhões por ano

Pesquisadores calculam quanto o governo e a sociedade perdem com uma economia que ainda é baseada na troca de cédulas e moedas

the_cost_of_cash

Praticamente metade do valor se refere a uma estimativa conservadora do que o governo americano deixa de arrecadar em impostos por causa de transações feitas em dinheiro e não declaradas em impostos. Isso sem contar os 1,2 bilhão de dólares que o Federal Reserve gasta por ano para produzir e distribuir cédulas e moedas.

cost_of_cash_summary

Outros 40 bilhões de dólares dizem respeito a dinheiro roubado dos negócios do varejo, o equivalente a 1% das receitas do setor, que também gasta e mais ou menos em segurança para se proteger de furtos e assaltos.

Os consumidores perdem 500 milhões por ano com roubo de dinheiro e 8 bilhões em taxas para sacar cédulas em caixas eletrônicos.

Segundo levantamento realizada através de entrevista, os consumidores passam em média 28 minutos por mês se deslocando para os caixas eletrônicos – e como tempo é dinheiro, este foi considerado um outro custo econômico considerável.

Os autores avaliam que os elementos para uma ruptura com a “cash economy” estão dados: há custos significativos no modelo atual e alternativas viáveis já desenvolvidas. E este é um fenômeno que já está ocorrendo, ainda que lentamente: a proporção de transações feitas em dinheiro caiu de 43% para 37% de 2005 para 2010.


Tags: , ,

Deixe uma resposta