Archive for the ‘High frequency trades’ Category

BM&FBovespa reduz limites de variação de ativos

quinta-feira, outubro 6th, 2011

Toda vez que a oscilação percentual de um ativo superar 10 por cento, a negociação será interrompida por um leilão

Reuters

Lia Lubambo/EXAME

A medida acompanha iniciativas semelhantes de outras bolsas internacionais, para proteger o mercado de variações súbitas muito agudas

São Paulo – A BM&FBovespa anunciou nesta quinta-feira que os limites de variação nos negócios intradiários com ações serão reduzidos.

A partir do dia 31 deste mês, toda vez que a oscilação percentual de um ativo como ações, cotas de fundos de índices e outros ativos do mercado à vista da Bovespa superar 10 por cento, a negociação será interrompida por um leilão.

Desde o ano passado, quando a instituição implementou esse sistema, o intervalo de variação no intradia tem sido de 15 por cento em relação ao preço da abertura do ativo. O instrumento interrompe os negócios por um período.

O prazo de duração do leilão será definido pela bolsa e pode durar de 1 a 15 minutos, dependendo do caso, explicou o diretor de operações da BM&FBovespa, André Demarco, à Reuters.

Segundo ele, a medida acompanha iniciativas semelhantes de outras bolsas internacionais, para proteger o mercado de variações súbitas muito agudas, movimentos que podem acontecer sem um motivo aparente.

“Com a maior atividade de investidores como os de high frequency trades, a bolsa tem que ter mais mecanismos de prevenção”, disse Demarco.

Em maio do ano passado, o pregão eletrônico Nasdaq sofreu um “flash crash”, uma queda brusca repentina, que foi atribuída do aumento do uso de computadores e programas transacionais que visam a obtenção de lucros pelo aumento da velocidade da execução de ordens de compra ou venda.

Fonte: Portal Exame

http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/bm-fbovespa-reduz-limites-de-variacao-de-ativos